Ela

Ela (Her, no original) é um filme sensível e, ao mesmo tempo, inquietante. Inquietante porque te faz pensar, racionar, e pode até fazer você errar a entrada da rua do seu amigo (não é, Alexandre?).

images

Ela é um filme fora dos padrões. Padrões Hollywoodianos, quero dizer. Não vá esperando um filme cheio de ação, muito diálogo (apesar de ter bastante), e fórmulas clichés, daquelas que você sabe tudo que vai acontecer. A história já é totalmente diferente do que você está acostumado a ver por aí. Um homem solitário, recém-separado (ok, não tão recém assim, mas ele ainda sofre pela separação), compra um sistema operacional que é como uma inteligência artificial, só que ele (ou melhor, ela, já que o personagem escolhe uma voz feminina para seu sistema) aprende com suas experiências. Assim, Theodore se apaixona por ela, que tem até nome (Samantha). Para pessoas que tem um pouco de dificuldade de entender coisas ligadas a informática, como eu, fica um pouco difícil de entender como Samantha funciona (precisei da ajuda dos estagiários, também conhecidos como namorado e Alexandre, para entender), mas a parte da relação entre eles qualquer um pode entender. E qualquer um pode fazer várias suposições e análises sobre isso. Não quero falar mais pra não entregar mais do filme que é uma delícia de assistir.

Joaquim Phoenix como Theodore, conhecendo Sam pela primeira vez

Joaquin Phoenix como Theodore, conhecendo Sam pela primeira vez

Ela está indicado em 5 categorias: melhor filme, melhor roteiro original, melhor trilha sonora, melhor design de produção e melhor canção original (The Moon Song), que é realmente uma gracinha, mas fica melhor quando a voz do Joaquin Phoenix se junta a da Scarlett, porque a voz dela é bem chatinha.

Eu acho que faltaram algumas indicações, como melhor direção (Spike Jonze merece) e melhor atriz coadjuvante para Amy Adams, que estava bem melhor do que está em seu papel em Trapaça. Mas acredito que não tenha sido indicada exatamente pela indicação a melhor atriz em American Hustle. Poderia ter sido indicado também como melhor montagem e melhor fotografia.

Joaquin Phoenix e Amy Adams

Joaquin Phoenix e Amy Adams

Gostei muito das cenas salpicadas, como se fossem memórias. Sei que é um recurso comum, mas nesse filme se encaixou muito bem e as cenas escolhidas são muito bonitas. Gostei muito da fotografia do filme também (por isso gostaria que tivesse sido indicado para melhor fotografia), com suas cores vermelha e amarela em destaque e um estilo meio vintage, como se todo o filme fosse uma grande fotografia antiga. Lindas escolhas, caíram muito bem para a temática.

O diretor Spike Jonze dando instruções para Joaquin Phoenix e Amy Adams

O diretor Spike Jonze dando instruções para Joaquin Phoenix e Amy Adams

Não posso esquecer dos atores que fazem pontas no filme, aparecem por pouco tempo, mas estão muito bem, alguns dele longe da zona de conforto deles, como Chris Pratt. Conheci Chris Pratt no seriado Everwood (chorava litros!), ele ainda estava começando, então vê-lo atuar em um filme dessa categoria me enche de orgulho (como se ele fosse meu amigo íntimo, né?). Tem também Scarlett Johanson, que não é coadjuvante, já que ela é a voz de Samantha, mas não aparece em vídeo, só a voz mesmo. E ela consegue demonstrar todas as variações de sentimentos de Sam só com a voz, mas já esperamos isso de Scarlett, né?

Rooney Mara, Olivia Wilde, Chris Pratt e a voz de Scarlet Johanson

Rooney Mara, Olivia Wilde, Chris Pratt e a voz de Scarlett Johanson

E você já viu Ela? Me diga o que achou!

E não esqueça de comentar no coraçãozinho ali em cima, gosto de saber a opinião de vocês, sempre!

E bom carnaval pra todos, quer você goste ou não (como eu), porque 4 dias de folga não é de se jogar fora, mesmo tendo que enfrentar a loucura que fica a cidade nessa época (pelo menos, o Rio de Janeiro).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s