Zaz

Não, essa ai em cima não e uma onomatopeia do som que o Chaves costumava fazer quando ficava empolgado, esse e o codinome e nome artísticode Isabelle Geffroy.

zaz

Zaz e uma cantora francesa que meu amigo Daniel teve a genial de ideia de me apresentar. E agora estou viciada! Que voz! Que musicalidade! Que musicas gostosas de ouvir e deliciosas pra dançar! E super, super francesas (quem costuma ver bastante filme francês e presta atenção na trilha sonora vai concordar comigo, principalmente quem viu Chansons D`amour).

Confesso que não sou a melhor pessoa pra falar de algo que gostei muito porque fico totalmente tomada pela emoção e meus sentimentos, então acho melhor Zaz falar por si mesma.

Ok, mas quem e Zaz realmente, além de uma cantora que não consigo parar de ouvir? Como eu disse, Zaz nasceu dia primeiro de maio (portanto, taurina como eu!) de 1980, em Tours, na França. Ela e considerada uma cantora que mescla “musica francesa“ com gypsy jazz. Tem dois cds lançados, Zaz, de 2010, e Recto Verso, de 2013. A musica que coloquei acima, Je Veux, foi a primeira musica a ficar conhecida de seu primeiro álbum. Comparada a Edith Piaf por causa de seu jeito de cantar, seu primeiro cd chegou a numero um nas paradas francesas depois de 6 semanas do lançamento

zaz2

A voz dela e muito diferente mesmo e as musicas são totalmente diferentes do que estamos acostumados a ouvir. Obviamente, já que ela vem de outra cultura com outros ritmos. Gosto muito do jeito que usa a voz para imitar instrumentos, algo muito comum no jaz, na verdade. Mas como sua voz “vibra“ um pouco, deixa a musica bem diferente. E e nesse vibrato da voz que e comparada a Edith Piaf. Apesar de ela ter uma voz mais pra aguda, que eu não costumo gostar (não suporto vozes finas, por isso e muito incomum eu gostar de vocais femininos), a voz dela e tão singular  e diferente que eu gosto.

zaz-2011-09-001

Outro ponto positivo dela e seu jeito louquinho e diferente, que passa a imagem – e a mensagem – que você pode ser do jeito que quiser, não precisa seguir padrões, uma coisa que eu, pessoalmente, odeio (os padrões, quero dizer). Alguns podem falar que a musica esta em francês e não da pra entender o que ela fala, mas o som e tão bom de ouvir, tão empolgante, que você nem pensa que esta ouvindo uma musica em uma língua que não compreende. Sem contar que na internet da pra achar a tradução de todas as letras, como essa, que eu achei linda.

La Fee (A Fada)

Eu também tenho uma fada em casa.
Sobre as calhas, em cascata.
Eu encontrei-a sobre um telhado.
A asa queimando.
Era uma manhã, e cheirava a café.
Tudo estava coberto de gelo,
Ela estava escondida sob um livro.
E Lua, acabou tonta
Eu também tenho uma fada em casa
E sua asa esta queimada.
Ela deve saber que ela não pode.
Não poderá nunca mais voar.
Outros já tentaram antes dela.
Antes de você, havia uma outra aqui.
Eu encontrei-a debaixo das asas,
E eu pensei que ela tinha frio
Eu também tenho uma fada em casa

Do alto das minhas prateleiras, olha para cima …
A televisão ,pensando
Que la fora é a guerra.
Ela lê diversos periódicos
E fica em casa
Na janela, contando as horas
Na janela, contando as horas

Eu também tenho uma fada em casa.
E quando ela esta almoçando
Ela faz um barulho com suas asas queimadas
E eu sei que ela está perturbada
Mas eu prefiro acolhê-la
Ou mantê-la entre meus dedos
Eu também tenho uma fada em casa
Que gostaria de voar, mas não pode fazê-lo.

297227-nouvelle-star-zaz-avait-passe-le-diapo-2

E uma boa noticia pra quem se interessou pela Zaz e sua musica – ela vai fazer show aqui no Brasil! SIM, 4 shows em 3 cidades. Dia 19 de marco em Belo Horizonte (Sesc Palladium), dia 20 no Rio (no Circo Voador – yay!) e dias 22  e 23 em São Paulo (no Sesc Pompeia). Eu vou com certeza! Quem vai também?

E pra terminar, mais uma musica animada da Zaz, pra te dar mais vontade ainda pra ir no show!

Se você quer ouvir  as musicas de Zaz, mas ta com preguiça de procurar, só clicar aqui!

Deixe um comentário

