Vida de escritor, aka, minha vida

Não é muito fácil ser escritora quando você quer ser reconhecida, e não só escrever pra você. Não é tão fácil assim mostrar seu trabalho. Explico.

Alguém que desenha, é só colocar sua ilustração ali, seja em redes sociais ou pra mandar portfólio, e pronto, as pessoas não tem muito o que fazer, a ilustração tá ali, na cara de todo mundo, você não queria ver e já viu (como esses vídeos que começam sozinhos agora no Facebook). Um fotógrafo é a mesma coisa. A foto tá ali, não tem como você não ver, a não ser que seja cego. Uma coreografia também é algo muito visível, a pessoa pode parar no meio da rua e dançar, todo vão ver. E uma pessoa que escreve?

Você pode colocar seu texto em vários lugares, mas a pessoa não enxerga o texto assim que coloca o olho nele, não sabe imediatamente o que aquelas palavras estão dizendo. Ela tem que escolher ler aquele texto e, vamos falar a verdade, hoje em dia, as pessoas tem escolhido ler o mínimo possível, ainda mais se o texto estiver em uma rede social e for um texto longo. Se estiver em blog então, e a miniatura do blog aparecer na timeline de alguém é muito raro a pessoa clicar porque quer facilidade, quer o que está ali no momento. Eu sei porque até eu faço isso. Vejo uma reportagem que me parece interessante, mas me dá preguiça de ler — até porque na maioria das vezes eu estou no celular, e meu celular é leeeeeeeeerdo! E quando você encontra alguém e quer mostrar seu talento, não tem como você dizer “peraí que eu vou escrever um pouquinho aqui e já te mostro”. Até você acabar, a pessoa já desistiu de esperar e foi embora. Sem contar que é muito difícil escrever uma coisa qualquer do nada, sem embasamento, Diferente de uma ilustração, uma foto, uma dança, alguém que canta ou toca um instrumento. Como provar que você realmente sabe fazer aquilo — e ouvir uns elogios porque, fala sério, todo mundo gosta?

Índice

Às vezes, dá vontade de gritar isso pro mundo. Rs

Se você pensar bem, é bem difícil arranjar emprego no mundo da escrita — a não ser que você seja um jornalista, aí o caso é outro. Se você escreve livros, a menos que tenha dinheiro para se autopublicar, você precisa mandar seu original pra uma editora e rezar para ser lido. Se você já for conhecidinho em algum lugar — no mundo virtual, por exemplo —, fica até um pouco mais fácil, depois da editora fazer uma pesquisa e decidir que aquilo pode vender e dar dinheiro pra eles. E depois que você é publicado também porque, se já era conhecido antes, mais fácil pedir para as pessoas comprarem seu livro. Mas, e quando você não é? É rezar pra alguém achar a capa bonita, ou a sinopse legal, e levar seu livro, que você fez com tanto amor, tanta dedicação, e fica lá jogado na prateleira, pra sempre. A não ser que você seja super extrovertido e faça várias ações públicas em relação ao seu livro. O que não acontece comigo. Eu sou daquelas que deseja que todos os escritores ainda fossem como antigamente, que odeiam dar entrevistas e todo mundo entende. Hoje em dia, escritor assim é escritor pé no saco.

Roteiro então, eu acho mais difícil ainda. Talvez porque eu não tenha feito faculdade de cinema, não sei. Mas, além de não terem muitas vagas para roteiristas, é bem mais difícil você mandar um roteiro seu e alguém ler do que um editor ou um técnico de áudio mandar seu trabalho e ser chamado, até porque sempre estão precisando de editores e técnicos de áudio.

Sei lá, posso estar falando besteira. Pode ser eu que não faço por onde. Pode ser que eu tivesse que ser mais extrovertida ou sociável ou cara de pau. Mas acho muito difícil ser escritora/roteirista. Queria que fosse mais fácil provar meu talento (se eu realmente tiver).

But that’s life. And we do what we can to get by.

Desculpa pela negatividade!

Deixe um comentário

