Feira Planetária – Gastronomia/Foodtruck””

Sei que hoje era pra eu falar sobre viagens, mas é que tá rolando uma feira de foodtruck aqui no Rio e não podia deixar passar, porque é uma bela dica de evento pra se ir nesse final de semana. A feira começou hoje e acaba amanhã, o que significa que vocês tem o dia inteeeeeeeeeeeeeeiro pra aproveitar essa feira maravilhosa no domingo.

Vários furgões fofos.

Vários furgões fofos.

A Feira Planetária está difundindo um conceito muito famoso lá fora, mas que ainda está começando por aqui, que é a comida em furgões, ou foodtruck. Pessoas saem em seus furgões ou vans ou combes e vendem dali seus quitutes. Mas são comidas bem diferentes dos podrões que vemos por aí, são delícias gourmets e “de luxo”, coisas diferenciadas. Nessa feira, por exemplo, há trucks de vários restaurantes famosos do Rio de Janeiro, como o Meza Bar (na foto acima) e o Boteco Doc. Há outros também que eu nunca tinha ouvido falar, mas que são uma imensa delícia, como o Tapí Tapioca e o Brauni.

O furgão do Tapí Tapioca e minha tapioca diliça!

O furgão do Tapí Tapioca e minha tapioca diliça!

O esquema da feira é o seguinte: você compra uma quantidade “X” de dinheiro em fichas e vai dando essas fichas nos trucks, como a gente costuma fazer nas festas juninas. As coisas não são baratinhas não, mas com uns 50 reais você come bem e bastante. Eu não gastei nem 40 reais (sem bebida), mas se você come muito, 50 tá ok (foi o que Raphael gastou). O legal é chegar cedo e comer várias coisinhas.

Os brownies e cafés do Brauni.

Os brownies e cafés do Brauni.

Lá tem vários lugares para sentar, inclusive umas esteiras estendidas no gramado pras pessoas ficarem, então dá pra comer, descansar o estômago, comer mais um pouquinho, descansar o estômago mais um pouquinho, comer um doce, e por aí vai. Eu, Raphael e Cinthia comemos tudo de uma vez mesmo, mas é porque estávamos com muita fome e não queríamos gastar muita grana. Mas que dava vontade de ficar lá pra sempre, ah, isso dava!

A galera comendo, comendo, e comendo.

A galera comendo, comendo, e comendo.

Tem alguns lugares que tem uma fila maior, e você espera um bom tempo pra comer o que quer, então não é uma boa escolha caso você esteja morrendo de fome. É o caso do Delfina, onde Raphael comeu um cachorro quente dinamarquês. Eu comi uma empanada e uma tapioca, a Cinthia terminou o risoto dela, e Raphael ainda estava esperando na fila. Mas, disse ele, a espera valeu a pena.

A looooooooonga fila do Delfina e o cachorro quente boladão do Raphael.

A looooooooonga fila do Delfina e o cachorro quente boladão do Raphael.

Ele e Cinthia também comeram uns hambúrgueres maravilhosos do Comuna (eu provei, claro). Quando fui no Comuna (o lugar físico deles), eu já amei a comida de lá, hoje eles não decepcionaram. O sanduíche da Cinthia era com molho sweet chilli e o do Raphael com maionese de wasabi. Gostei mais do que o Raphael comeu (porque eu AMO wasabi!), mas o da Cinthia era bem gostoso também.

O truck fofo dos Los Mendozitos, Raphael com um stick de Nutella, a água com sabor do Boteco Doc. e o hambúrguer com maionese de wasabi.

O truck fofo dos Los Mendozitos, Raphael com um stick de Nutella, a água com sabor do Boteco Doc. e o hambúrguer com maionese de wasabi do Comuna.

Uma das coisas que mais gostei hoje foi o sorvete do Bene. Eu já sou viciada em sorvete, sorvete italiano cremoso então, eu me derreto! Tinha vários sabores deliciosos, e eu escolhi o Stracciatella, que é a versão deles do flocos, meu sabor preferido de sorvete! E estava realmente uma delícia! Fechamos a tarde de comilanças com um cafézinho no Brauni (a foto dele tá lá em cima no post), que tinha uma decoração incrível, cheia de caixotes de feira (que eu sou fã!) e coisinhas fofas e cafés e brownies e blusas e cafeteirinhas, ou seja, super a minha cara! A decoração dos furgões, aliás, eram um espetáculo a parte, muito legal ver como cada um decorava seu espaço de formas totalmente diferente e única, dando a sua cara ao seu lugar.

Delícias de sabores no Bene. E o carrinho era uma gracinha!

Delícias de sabores no Bene. E o carrinho era uma gracinha!

Além de comidas, tinham vários “quiosques” de bebidas, de drinks a vinho e cervejas diferentes que eu não bebi (já que não bebo), mas um amigo meu que foi na edição anterior da Feira tomou e disse que eram maravilhosas. Gostei muito também do Atelier Clementina, que tinha vários produtos fofos relacionados a cozinha, como aventais, pratinhos, xícaras, e outras que não tem muito a ver com comida, mas que eram tão fofas quanto as outras coisas, como almofadas e eco bags. Era tudo bem caro, então eu só fiquei babando por tudo.

Atelier Clementina.

Atelier Clementina.

A Feira amanhã começa ao meio-dia e vai até 21h. É bem provável que tenha outra edição, já que mês passado teve e, como foi um sucesso, eles repetiram a dose. Como hoje estava bem cheio também, acho difícil que não queiram fazer novamente, porém com outros restaurantes (dessa vez, tinham vários que não estavam lá na edição passada e muitos da edição de outubro não participaram nesse mês). Ah! Vai rolar a feira em Niterói também, nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro, no Teatro Oscar Niemeyer, então será mais uma oportunidade para aproveitar essas opões maravilhosas de comida! A entrada na feira é franca e eles aceitam cartões de débito e, obviamente, dinheiro (na compra das comidas). O endereço do Planetário (onde ocorre a feira) é R. Vice Governador Rubens Berardo, número 100, na Gávea.

Depois me digam o que acharam de lá!

O carrinho da Bel Trufas, o mais fofo de lá. Aliás, a decoração dos furgões era um espetáculo a parte.

O carrinho da Bel Trufas, o mais fofo de lá.

2 comentários sobre “Feira Planetária – Gastronomia/Foodtruck””

Deixe um comentário

