Pra ir: Café & Pauta

Eu sou viciada em café. O que significa que eu sou viciada em cafeterias. Estou numa busca pessoal de conhecer todas as cafeterias do Rio de Janeiro (e do mundo!), inclusive. Amo mesmo! Amo o cheiro das cafeterias. Amo o conforto de cafeterias. Amo o clima de cafeterias, que é tranquilo e nada barulhento (ao contrário de bares, que não sou muito fã, mas isso é outra história). E em cafeterias temos as melhores coisas do mundo juntas: café e pão. E melhor ainda: café e pão de queijo! E melhor: café, pão de queijo e um bolinho gostoso!

Mas, enfim, estou divagando…

Claro que não são todas as cafeterias que são assim. As que não são assim eu costumo não gostar. Não é o caso do Café & Pauta, um quiosque no Shopping Iguatemi Boulevard Rio Shopping, em Vila Isabel.

20150317_110756

Já fui algumas vezes no Café & Pauta e todas as vezes tive uma experiência agradável. Agradável não, porque “agradável” soa só “bonzinho”, e foi ótimo. A maioria das vezes em que fui comer/beber um café lá o dono (ou gerente, não sei) estava por lá e foi super simpático comigo. E mesmo quando ele não estava lá, todos os atendentes foram simpáticos, prestativos e fizeram um atendimento muito bom. Pior coisa do mundo é um atendimento porco, e isso eu nunca tive nessa cafeteria.

Outro item importante é o aconchego, e o do Café & Pauta é número 10! Mesmo sendo um quiosque e não um lugar fechado, achei bem tranquilo e gostoso de ficar. Já escrevi por lá, já li um livro, e em momento algum me senti irritada ou incomodada com barulhos. Tudo bem que nunca fui pra lá em um final de semana, que pode ser que tudo mude. Mas acredito que por ser no segundo piso do shopping, e não no terceiro (que é onde tem os cinemas e a praça de alimentação), não fique muito barulhento por lá nos finais de semana também não. E a decoração é a coisa mais fofa! Não consegui tirar foto, mas, como o tema é jornal e tal (por causa do pauta no nome), tem uma miniatura de máquina de escrever no caixa que é a coisa mais linda! O cardápio também é lindo, imitando um jornal, e o tecido de todas as cadeiras também tem estampa de jornal. Confortável e bonito.

Decoração e o menu lindo!

Decoração e o menu lindo!

Agora a parte que todos estavam esperando: a comida! Já comi pão de queijo e muffim de parmesão com tomate seco e bebi capuccino, espresso e, na minha última visita, café chocolate. Café chocolate! Misturaram as duas melhores coisas do mundo e colocaram em um xícara! Claro que o resultado é divino!!!!!!! Só de olhar a xícara, quando ela chega, já dá vontade de mergulhar dentro dela (ok, talvez não mergulhar, senão você se queimaria). Quer ver?

O belíssimo café chocolate.

O belíssimo café chocolate.

Na verdade, dá vontade de nem mexer, de tão bonito! Mas eu mexi, e eu tomei, e tava uma delícia! Assim como esse chocolatinho que vem junto, que eu esqueci de perguntar de que marca era porque foi o chocolate mais gostoso que já comi na vida! Ele derrete na boca! E ele é meio amargo! Ou seja, ele é perfeito! Os outros cafés que tomei lá (capuccino e espresso) também estavam diliça, e eu adorei que veio um copinho de água com gás junto do espresso. Por alguma razão que não sei explicar (talvez por eu achar chique), ADORO quando o espresso vem acompanhado de água com gás. E olha que nem gosto tanto de água com gás! hahahaha Mas é tão bonito…

Meu presso acompanhado de água com gás. Elegante!

Meu presso acompanhado de água com gás. Elegante!

O pão de queijo tem duas versões: pequena, que você pode pedir uma porção (não sei exatamente quantos vem na porção), e grande, que é grande mesmo e serve como um lanche da tarde sem problema. E é delicinha! Foi o que pedi uma das vezes em que fui lá e gostei muito, com um gosto suave e bem “queijado”. Já o muffim de parmesão é igualmente gostoso, porém achei um pouco salgado. Minha mãe, que tem hipertensão, não poderia comer, por exemplo. Bem, acredito que uma vez não teria problema, mas ela teria que ficar em um só mesmo. Porque, acredite, dá vontade de comer mais de um, mesmo sendo salgadinho. Dá pra sentir bem o parmesão (ponto pra eles, já que amo parmesão!), mas o tomate seco não consegui sentir não. Acontece que a essência do muffim é o queijo, os outros ingredientes são só pra dar um toque especial e não deixar o muffim com gosto de queijo tão forte – o que é uma pena. hahahaha

O muffim de parmesão.

O muffim de parmesão.

Além de pão de queijo e muffim, tem várias outras gulodices com caras ótimas lá pra você pedir. Sério, dando uma olhada na vitrine de salgados e doces dá vontade de pedir tuuuuuuuuuuuudo! Mas como não dá, acho que o caso é voltar lá várias vezes pra testar de tudo! E todos os cafés também, porque tem várias bebidas diferentes, quentes e geladas, com café e sem café. Lá tem, por exemplo, soda italiana, que eu adooooooooro! Não consigo pedir soda italiana nunca porque sempre acabo preferindo um café, mas algum dia eu consigo passar por cima desse vício cafeínico e pedir uma soda geladinha! E os preços são super em conta. Bem, de quase todo. O muffim, por exemplo, foi R$7 e pouco, e achei um pouco caro pro tamanho dele. Mas temos que lembrar dos ingredientes utilizados, como tomate seco, que são um pouco caros. Mas o pão de queijo grande custa R$3,40 e é uma valor super em conta. Tem muito lugar por aí que cobra o mesmo valor por um pão de queijo menor e menos gostosa que o do Café & Pauta. E os cafés também estão na média, com o capuccino custando R$4,90 e o café chocolate R$5,50. Eu acho valores baixos? Não. Mas, infelizmente, é a média que se encontra por aí.

Salgados e doces nas vitrines que são quase impossíveis de resistir!

Salgados e doces nas vitrines que são quase impossíveis de resistir!

Eu não vejo a hora de voltar lá, comer mais coisas gostosas, ser tratada bem e ler livrinhos enquanto como. Ô coisa boa! E se você for lá, depois me conta o que achou!

Endereço: Rua Barão de São Francisco, 236, 2o piso – Vila Isabel.

Cartão: Todos.

Falando em comida, tem vídeo novo no meu canal do YouTube sobre a Feira Planetária de Gastronomia Foodtruck, muitas delícias juntas! Já conhece meu canal? Não? Então dá um pulinho lá, segue o vídeo e curte o canal, porque tem muita coisa legal!

Segue eu na rede!

Facebook * Twitter * Instagram * YouTube

1535031_10202135446521247_1053149576_n

3 comentários sobre “Pra ir: Café & Pauta

  1. Livia, você conseguiu capturar a essência do Café & Pauta! Queremos que nosso cliente tenha um momento especial. E a novidade é que a partir de maio vamos ampliar o local com o Projeto Trocando História, uma pequena biblioteca, onde você poderá trocar livros que já te emocionaram com outros leitores. Aguardamos você sempre! Graça Duarte

    • Graça, que felicidade ver o seu comentário aqui! E mais ainda por saber desse projeto, e logo no mês do meu aniversário! Meu sonho sempre foi abrir um café, e meus planos eram exatamente esses: de ter um café com biblioteca. Você leu meus pensamentos! Com certeza levarei livros pra trocar! Inclusive os que eu escrevi. Hehe Beijos!

Deixe um comentário

