30 Livros em 1 Ano – Objetos cortantes (Gillian Flynn) – Livro 5

Hello, is it me you’re looking for?

Hoje vou falar sobre o melhor livro da vida até agora nesse projeto de 30 livros em 1 ano e, quiçá, um dos melhores livros que já li na vida. Sério, fiquei embasbacada com a capacidade de escrita da Gillian Flynn que, antes de ler esse livro, eu só conhecia como a autora de Garota exemplar, que eu não li, mas vi o filme. O livro é Objetos cortantes, e saiu por aqui, assim como todos os outros livros da autora, pela Editora Intrínseca (minha editora queridinha que, um dia, será meu local de trabalho, se os deuses me ouvirem). Ele conta a história de Camille, que retorna à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas. (sinopse retirada do Skoob)

collageobjetos

Quem já leu Garota exemplar ou ao menos viu o filme, sabe que Gillian Flynn gosta de uma atmosfera sombria e personagens femininas fortes e problemáticas, características que eu me relaciono e me interesso bastante. Não sou fã de personagens certinhos, bonzinhos e que parecem não ter nenhum defeito. Em Objetos cortantes, personagens assim são muito difíceis de se encontrar. Ainda bem. Todos eles são reais e relacionáveis – na medida do possível.

Objetos cortantes é um livro forte, intrigante e totalmente viciante! Eu li o livro todo numa livraria (porque, infelizmente livros são caros e a pessoa aqui tá sem dindim) e isso foi muito difícil, porque eu não podia levá-lo pra casa! Me peguei várias no meio do fim de semana (sábado e domingo não ia pra lá) sedenta de história porque eu tinha que saber como o livro continuava!!!!!!! Aí quando chegava 2a feira, eu corria pra livraria, agarrava meu livro, pedia meu café e só parava de ler porque já tinha ficado tarde e eu tinha que ir embora. Se eu pudesse, dormia no shopping lendo! Sério, ele é muito envolvente, a Gillian usa as palavras dela de forma perfeita pra te agarrar e te fazer ter vontade de saber o que vai acontecer na próxima frase, e na próxima, e na próxima, e na próxima, até você ter lido até o final!

Trecho (incrível) do livro.

Trecho (incrível) do livro.

A personagem principal também é super bem construída. Na verdade, todos os personagens são muito bem construídos, o que é difícil de se encontrar por aí porque, geralmente, os autores costumam construir muito bem os personagens principais e esquecer que precisam desenvolver os secundários também. Mas em Objetos cortantes, todos possuem detalhes e características profundas, como toda pessoa real. E por mais horripilantes que eles sejam, você consegue entender o motivo de cada um ser do jeito que é – o que não significa que você vai gostar deles (eu mesma odiei várias personagens). Mas Camille é impossível de ser odiada. Ela tem tantos problemas que você sente pena dela, e se sente como ela, e se relaciona com ela (ou talvez isso só aconteça comigo). Mas dá pra sentir todas suas sensações e sentimentos a medida que ela vai descobrindo as coisas que andam acontecendo em sua cidade natal e enxergando a verdade por trás de cada personagem. É foda, desculpe o teor da palavra, mas realmente não tenho outra pra explicar melhor o desenvolver da história e o próprio livro. Eu amei muito, mesmo, e talvez seja o primeiro livro sem ser saga (Harry Potter, Jogos Vorazes) que eu tenha lido tão intensamente e que me envolvi tanto com a história. Acho que 5 estrelas é pouco, eu daria mil!

A autora Gillian Flynn e a capa original do livro.

A autora Gillian Flynn e a capa original do livro.

Ah! Dizem por aí que Objetos Cortantes vai virar série. Eu não gostei da ideia. Acho que ele tem tudo pra ser um filme, mas série… Série é longa e precisa de mais material do que existe no livro (George R.R. Martin e suas centenas de páginas tudo bem, mas Objetos Cortantes não pede série). Vão acabar estragando o livro. Quero nem ver! Mas se resolverem fazer um filme, serei a primeira no cinema! Assim como quero ver o filme de Dark Places (Lugares escuros), segundo livro de Gillian Flynn (e que eu estou lendo agora!) e que estreará ainda esse ano por aqui, protagonizado pela Charlie Theron.

Segue eu!

Facebook * Twitter * Instagram * YouTube

1535031_10202135446521247_1053149576_n

5 comentários sobre “30 Livros em 1 Ano – Objetos cortantes (Gillian Flynn) – Livro 5

  1. Ainda não li os livros dela. Assisti o filme Garota Exemplar e fiquei encantada, depois vi alguém falando sobre o livro Objetos Cortantes em algum vídeo e inclui na minha lista. Com certeza vou ler. Também não acho que seja uma boa ideia fazer uma série com esse livro. Beijo.

  2. Este livro é muito bom. Como você assistiu “Garota Exemplar” ler o livro fica um pouco sem sentido pois não terá nenhum elemento surpresa. Recentemente chegou “Lugares Escuros” da mesma autora, acredito que você irá gostar também

    • Oi Robson. Já li Lugares Escuros, mas pra mim foi Dark Places, pq li em inglês. Hahahaha Gostei, mas ainda prefiro Objetos Cortantes. Dark places me deixou bem afetada, é beeeem dark mesmo!
      Obrigada pela visita!
      Bjs!

Deixe um comentário

