30 LIVROS EM 1 ANO – QUEM É VOCÊ, ALASCA? (JOHN GREEN) – LIVRO 10

49639cb671f45b07d730f5dca6023b07

Vou para procurar um grande “talvez” (em tradução livre).

Primeira vez que ouvi falar de John Green, autor do livro Looking for Alaska (no original), foi no canal do Adam, um garoto lindo divertido que falava sobre assuntos que me interessavam pra cacete no You Tube. Nem sei se o canal dele ainda existe, mas sempre terei ele a agradecer por me apresentar ao John Green, um dos escritores mais fofos da humanidade – e que mais me identifico. Adam falava exatamente do livro Looking for Alaska, e insistia que era um dos melhores livros que já havia lido, e me apresentou ao lema dos nerdfighters (como os fãs de John e Hank Green são chamados): Don’t forget to be awesome (não se esqueça de ser espetacular, numa tradução livre da minha parte). Esse lema nunca saiu da minha cabeça, o que significa que eu sempre tive vontade de ler John Green. Mas, na época, não tínhamos os livros dele por aqui. Eu sei, eu procurei. A lot! Até que, anos depois, consegui com uma amiga a versão original de Paper Towns. Me apaixonei e entendi totalmente o que Mister Adam estava falando. Depois li A culpa é das estrelas, que também adorei (não tanto quanto Paper Towns). E então, finalmente, consegui um exemplar de Quem é você, Alasca?

A versão da capa que eu li.

A versão da capa que eu li.

Acho que estava esperando muito do livro, porque da primeira vez que comecei a ler, não gostei. Não que eu tenha achado ruim, mas não me instigou. Mas o que fiz eu? Deixei de lado por um tempo e esperei. Esperei o momento certo. Porque, com livros, muitas vezes acontece isso: às vezes, você não está no momento certo para lê-lo. Então aguardei. E passado um ano (ou mais, ou menos), senti que era hora de voltar a ele. Não voltei a lê-lo do início, afinal, eu já tinha começado e ainda me lembrava quase tudo que tinha lido. Mas, ainda assim, li rápido, para os meus parâmetros (não sou uma pessoa que consegue ler livros muito rápido porque perco o foco e minha atenção desvia loucamente, não consigo ficar parada por muito tempo). E sabe o que isso quer dizer? Que eu gostei do livro! Viu como tudo tem a ver com o seu momento?

Diversas capas que o livro já teve lá fora.

Diversas capas que o livro já teve lá fora. A segunda é meio brega, né?

Enquanto eu lia o livro, eu pensava: com certeza esse livro também vai virar filme (visto que outros dois livros de John Green, exatamente os outros dois que li, já viraram). E bingo! O filme de Quem é você, Alasca? está em fase de pré-produção. *aguardando ansiosamente para saber o elenco do filme* E por que todos os livros do John Green estão virando filmes?, você me pergunta. Porque os personagens dele são altamente identificáveis e interessantes. E não, não são somente para adolescentes, como muita gente pode pensar. Qualquer um, de qualquer idade, consegue se identificar com os dilemas de Miles e Alasca, Hazel e Augustus (A culpa é das estrelas), Margo e Quentin (Paper Towns). Até porque eles são adolescentes muito maduros, com questões que vão muito além das comuns de sua idade (e eu me identifico taaaaaaaaaaaaaaaanto, porque era super assim na época! fui desamadurecendo com o tempo. hahahahahahaha). Miles, por exemplo, o protagonista de Quem é você, Alasca?, coleciona últimas palavras de pessoas famosas. Como assim, Livia? Explico: ele tem uma paixão inexplicável por últimas palavras de pessoas, e sabe todas elas de cor. Me diz se isso não é uma característica incrível pra um personagem ter? E não sei como John Green consegue fazer todos os personagens terem algo interessante, diferente. Eu, como escritora, sei como é difícil encontrar em equilíbrio entre todos os personagens em relação a serem interessantes. Mas todos eles são, principalmente em Quem é você, Alasca? O amigo dele então, que divide o quarto com ele, é fantástico!

Quote de um dos amigos de Miles que já não me lembro mais de quem é. Minha memória é péssima, gente desculpa eu!

Quote de um dos amigos de Miles que já não me lembro mais de quem é. Minha memória é péssima, gente desculpa eu! (“Por que você está usando um gorro de raposa?” “Porque ninguém consegue pegar uma motherfucking raposa”)

Como visto na imagem acima, além do protagonista do livro ser fascinado por últimas palavras, o livro também é cheio de quotes sensacionais. Mas todos os livros do John Green são, isso não é novidade, né?

Algumas frases tiradas do livro.

Algumas frases tiradas do livro.

Enfim, falei, falei, e não disse ainda a sinopse do livro (sabia que, na Inglaterra, eles chamam sinopse de livro de “blurb”? adorei essa palavra!). Então lá vai a blurb, tirada do Skoob: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao “Grande Talvez”.

E Alasca e Miles o farão pensar em diversas coisas sobre a vida, você vai se ver filosofando mesmo e pensando no que realmente importa pra você. É fantástico, leia! E leia também Paper Towns (Cidades de papel) que, pra mim, é o melhor livro de John Green. Falando em Paper Towns, o John Green esteve recentemente no Brasil pra divulgar o filme do livro, que estreou dia 09 de julho por aqui (e eu tô louca pra ver!). E a Iris Figueiredo, que também é escritora e tem um blog literário, fez uma entrevista gracinha com ele, umas das melhores perguntas que já vi perguntarem pra um autor: claro que faz toda a diferença quando a entrevistadora conhece realmente o trabalho do entrevistado – e é fã dele. Olha que lindo que o John é!

Mas agora me digam, vocês já leram algo do John Green? Ou já viram os filmes? Ou foram sortudos de encontrá-lo quando ele estava no Brasil? Me contem suas experiências, vou adorar ler! Escreve pra mim nos comentários! E até depois!

Beijocas!

Pra pensar. Eu falei que o livro faria você filosofar!

Pra pensar. Eu falei que o livro faria você filosofar!

_________♥_____________♡________

Segue eu!

Facebook * Twitter * Instagram * YouTube

1535031_10202135446521247_1053149576_n

4 comentários sobre “30 LIVROS EM 1 ANO – QUEM É VOCÊ, ALASCA? (JOHN GREEN) – LIVRO 10

  1. Looking for Alasca e An Abundance of Katherines são meus preferidos do John. Gosto muito do estilo dele apesar de ter detestado profundamente Margo Roth Spiegelman e ter achado paper towns um livro fraco – ainda prefiro ACEDE a ele e olha que nem gosto de ACEDE…
    Dos livros solo dele já li todos, agora quero ler as parcerias!

    Beijo!

  2. Não conheço nada ainda do John Green, e confesso que peguei uma certa implicância por conta de toda essa moda e tals… Mas agora estou curiosa para assistir Paper Town e quem sabe ler esse livro Quem é Você, Alasca? – antes que vire filme, porque depois que vira filme acabo só assistindo o filme e não leio o livro rs

    Ah, e me identifiquei muito com o que você disse sobre o momento certo para ler certos livros… Já aconteceu de eu começar, não curtir e abandonar, e depois num outro momento pegar pra ler de novo e amar! rs Vai entender, né?

    Beijo!

    Clá | http://www.umagarotacarioca.com.br

  3. Acho que tem muito a ver com o momento que estamos passando. O jeito como estamos nos sentindo influencia demais a maneira como enxergamos as coisas, os produtos culturais inclusive.

Deixe um comentário

