Espalhando livros, espalhando amor

Tem dois projetos relacionados a livros rolando aqui no Rio de Janeiro e ambos são muito legais. Eles são o Ninho de Livros e o Livros Livres.

O Ninho de Livros é um projeto que acontece em praças e comunidades do Rio de Janeiro. Se trata de casas de passarinhos – muitos lindas, por sinal -, onde você pode encontrar vários livros dentro para serem pegos. A intenção é haver uma troca de livros, ou seja, você pega um e deixa outro. Segundo a criadora do projeto, Renata Tasca, a ideia é promover a literatura e a cultura colaborativa, “transformar o que poderia virar lixo em algo útil”. Eu encontrei uma casinha dessas na praça Saens Peña , na Tijuca, e tinha uma senhorinha muito fofa pegando um livrinho e lendo ali mesmo. Adorei. Sem contar que dá um ar todo especial pra praça. As casas da pássaros podem ser encontrados em várias praças do Rio, como a Sarah Kubitschek, em Copacabana, o Parque Guinle, em Laranjeiras, e também no Morro do Cantagalo e no Vidigal.

20150912_094156

A ideia do Livros Livres é bem parecida. Você leva um livro pra deixar no lugar de outro que você pegar. A diferença é que há também um espaço pra você sentar e ler seu livrinho – um espaço muito agradável, por sinal. Achei esse projeto no shopping Boulevard Rio (antigo Iguatemi), em Vila Isabel, mas não sei se tem em outros lugares também (procurei pela internet e não encontrei essa informação). As poltronas coloridas são muito convidativas e parecem bastante confortáveis, dá vontade de ficar uma tarde inteira lá lendo várias histórias. Uma iniciativa parecida foi feita pelo café Café & Pauta, também no mesmo shopping, onde há uma estante cheia de livros pra você pegar – e deixar outro no lugar.

20150927_141210

collage

Foto retirada da página do Facebook do Café e Pauta.

Foto retirada da página do Facebook do Café e Pauta.

Espero que cada vez mais inventem novas iniciativas para incentivo a leitura pelo país – e pelo mundo, na verdade. Sei que há alguns projetos pelo Brasil, como o que soube um tempo atrás de livros deixados (propositalmente, vale dizer) em vagões de metrô para serem pegos e lidos. Acho isso o máximo e vou torcer pra esses projetos continuarem sendo inventados! Se você conhecer outros projetos como esse, por favor, me conte aqui!

_________♥_____________♡________

Segue eu!

Facebook * Twitter * Instagram * YouTube

Meus livros!

Queria Tanto (primeiro livro, publicado em 2011)

Coisas não ditas (segundo livro, publicado em 2013)

1535031_10202135446521247_1053149576_n1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s