Festival do Rio 2015

Hoje é dia primeiro de outubro, o que significa que hoje começa o Festival de Cinema do Rio 2015, também conhecida pelo evento mais esperado por mim no ano inteiro! Ano passado não consegui ir em nenhum filme, então esse ano vou aproveitar que estou desempregada e com tempo livre (única coisa boa de estar desempregada) e vou tentar ir no máximo de filmes que conseguir – e óbvio que contarei tudo aqui no blog!

festival-do-rio-20152

Mas pra quem não conhece, o Festival do Rio é um festival de cinema que acontece todo ano aqui no Rio de Janeiro e esse ano vai do dia 01/10 (hoje, que, na verdade, é mais para convidados, para o público começa mesmo amanhã, dia 02) até o dia 14/10. Por que ele é fantástico? Porque a produção do festival traz à cidade filmes que, normalmente, não estariam em cartaz nos cinemas da cidade e agora todo mundo pode assistir. Tem filmes de todos os lugares do mundo (olhando a programação do festival, achei filmes da Romênia, Coreia do Sul, Paquistão, República Tcheca, entre vários outros países), de todos os tipos e para todos os gostos. Durante festivais passados, já vi filme chinês, japonês, mexicano, francês, indiano, argentino, e até americano! (hehe) Além de conseguir achar filmes que em outras ocasiões não seriam encontrados nos cinemas, ainda tem filmes que serão lançados daqui a muito tempo por aqui. Por exemplo, amigos meus assistiram, no festival do ano passado, o filme Whiplash, que concorreu ao Oscar desse ano e só foi lançado por aqui no início de 2015. É uma oportunidade única de assistir filmes maravilhosos (e outros não tão bons também, não posso mentir e dizer que só tem filme bom) e ainda participar de encontros com atores, diretores, roteiristas, produtores e de vários cursos da área (fui num debate ontem que foi simplesmente divino!). Ah! Vale dizer que também rola uma premiação entre os filmes brasileiros e, ao final do festival, os prêmios são entregues. Também é muito legal que tem uma categoria que quem vota são as pessoas, e no ano que o filme Apenas o fim participou, ele foi o grande vencedor dessa categoria. Vencedor super merecido porque o filme é lindo demais! (outro dia falo sobre ele por aqui) 

Troféu Redentor, prêmio dado aos vencedores do festival.

Troféu Redentor, prêmio dado aos vencedores do festival.

Mas claro que eu não vou só ficar falando do cinema sem dar nenhuma dica de filme. Eu ainda não li a programação inteira (parei na letra “N” e já marquei mais de 20 filmes que quero ver!), mas escolhi três filmes que achei muito interessantes pra indicar pra vocês.

  1. Mon Roi

thumb

O filme é francês, e se você leem sempre meu blog, sabem que sou apaixonada por filmes franceses. Mas no caso desse filme, minha indicação é totalmente baseada nos atores, porque um filme com Vincent Cassel E Louis Garrel não tem como não querer ver! E eu espero muito que eles estejam presentes em alguma exibição para eu conhecer os dois (e, quem sabe, se eu tiver cara de pau, tirar uma fotinho com ambos).

A história é sobre uma mulher, Tony, que está internada em um centro de reabilitação ortopédica desde que sofreu uma grave queda de esqui e vive à base de analgésicos. Ela passa a maior parte de seu tempo tentando relembrar detalhes de sua tumultuada e destrutiva história com George. Para Tony, esta difícil reconstrução começa agora, com um trabalho corporal que talvez permita a ela se libertar para sempre. (sinopse retirada do site do festival) Além de atores lindos bons, a história também é interessante, vai!

2. Escritório

escritorio

Escritório é um musical chinês. Pronto, só aí já me deu vontade de ver. Além disso, se passa no mundo corporativo. É tão diferente que não tem como não ficar curioso. Quero ver, quero ver demais! Mas vamos à história: em meio à crise global causada pelo colapso da Lehman Brothers, Miss Cheng, uma alta executiva temida e respeitada, se prepara para colocar sua empresa de um bilhão de dólares na bolsa. Ho Chung-ping, o presidente da empresa, que já foi seu mentor e agora é seu amante, prometeu-lhe uma gorda fatia das ações assim que o capital da companhia fosse aberto. Mas quando uma auditoria expõe anos de corrupção, a promessa de Chung-ping corre o risco de não se concretizar. (sinopse retirada do site do festival)

3. Nise – O coração da loucura

engenho_de_dentro_still_photo_por_vantoen_p_jr_94_1344310860

Esse filme me foi indicado por uma amiga hoje, antes mesmo de eu ver que estava na programação do festival. É um filme brazuca, e eu amo apoiar coisas nossas, porque fazemos sim coisas boas, e nossos filmes são sensacionais (claro que não todos, mas temos obras maravilhosas). E esse filme tem tudo pra dar certo: uma história boa sobre uma pessoa muito importante, uma atriz que sabemos atuar bem, um tema interessantíssimo. Conta a história de uma psiquiatra brasileira que se recusou a tratar seus pacientes com eletrochoque e lobotomia e acreditava que a arte poderia ajudar em muito a recuperação de uma pessoa com problemas psicológicos. Minha amiga disse que ela também acreditava que os animais eram ótimas companhias para esses pacientes e também ajudavam em seus tratamentos. Ela foi revolucionária em sua profissão e segue sendo muito importante até hoje, após sua morte.

Vocês podem encontrar os horários e locais que esses filmes passarão no site do Festival do Rio, assim como todos os outros filmes do festival com suas sinopses, horários e datas. Há também uma página no Facebook, constantemente atualizada. E bora respirar cinema por duas semanas!

_________♡_____________♥________

Pra quem perdeu lá no canal, onde publiquei a parte 2 da conversa sobre processo criativo com meus amigos Marina e Daniel, agora você pode ver por aqui!

_________♥_____________♡________

Segue eu!

Facebook * Twitter * Instagram * YouTube

Meus livros!

Queria Tanto (primeiro livro, publicado em 2011)

Coisas não ditas (segundo livro, publicado em 2013)

1535031_10202135446521247_1053149576_n1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s