ARTEMIS FOWL – O MENINO PRÓDIGO DO CRIME E UMA AVENTURA NO ÁRTICO (EOIN COLFER) – LIVROS 22 e 23

E agora começa a corrida contra o tempo pra falar de todos os livros que faltam eu falar nesse projeto de 30 livros em um ano que, sim, eu consegui chegar ao objetivo! Li todos os 30 livros que me comprometi ler – e agora será uma maratona alucinada para falar de todos eles ainda em 2015! Então sem mais delongas, vamos falar do livro número 21. Ou melhor, dos livros 21 e 22.

Tô há muito tempo pra ler Artemis Fowl, desde que saiu o primeiro livro (o que significa que tem muito tempo mesmo, já que o primeiro livro da série saiu em 2001). Mas confesso que no começo não li porque me sentiria traindo meu querido e amado Harry Potter, já que quando foi publicado Artemis, a mídia começou a fazer um paralelo com Harry Potter, colocando os dois como concorrentes. O que não tem nada a ver, já que a história e todo o contexto são totalmente diferentes. Então, aproveitei que minha amiga estava vendendo os quatro primeiros livros da série (de 8 livros) e comprei (os 4 por 15 reais!) pra conhecer, finalmente, a história desse garoto “malvado” (que, na verdade, sente mais falta dos pais do que é mau, tudo mecanismo de defesa).

DSC_0305

Sinopses (retiradas do Skoob): O menino Artemis Fowl é, com apenas 12 anos de idade , um verdadeiro gênio do crime. Muita magia e ação compõem esta trama que conquistou jovens e adultos. Após o desaparecimento misterioso de seu pai, o garoto fará de tudo para recuperar a fortuna da família. (O menino pródigo do crime)/ Artemis está ainda mais rico, por conta do ouro que roubou do povo das fadas, mas uma coisa ainda preocupa o astuto criminoso mirim – o desaparecimento de seu pai, o Sr. Fowl, feito prisioneiro pela máfia russa por dois anos e oficialmente dado como morto. Mas o coração de Artemis Jr. se nega a acreditar no fim trágico do pai. (Uma aventura no ártico)

eoin_colfer

Eoin Colfer, autor da série. Ele não tem cara de elfo?

Quando iniciei a leitura, não estava gostando. Achei até que só leria o primeiro e não continuaria a ler a série, porque achei o livro bem infantil, ao contrário do que acho Harry Potter. Mas, como eu disse, as duas séries são bem diferentes, então não dá pra ficar fazendo essa comparação entre elas. Porém, com o passar das páginas, os personagens foram me conquistando (principalmente Potrus, o centauro, e a elfa Holly) e fiquei com vontade de ler os próximos. Mas, ainda assim, não acho o livro tão bem escrito (porém, acredito que seja um problema de tradução), e mais infantil mesmo, mesmo o personagem principal, Artemis Fowl, sendo mais malvado. Acontece que, pra mim, Artemis é só um pretexto pra contar a história, porque ele é mais coadjuvante do que principal, o foco é mais nos personagens da polícia do mundo das fadas, a LEPrecon. Aliás, sensacionais as tiradas de vocabulário.

DSC_0006

Desenho da Holly Short que minha amiga fez no livro. Adoro encontrar esse tipo de coisa nos livros, torna o livro especial e cheio de personalidade.

Uma coisa muito interessante é que Eon mostra o mundo das fadas todo tecnológico, totalmente ao contrário do que estamos acostumados a ver nas histórias, e achei essa uma ótima ideia do autor. Gostei mais do primeiro livro do que do segundo, e o segundo livro tem ainda menos Artemis do que o primeiro. Agora preciso ler o restante da série pra ver se Artemis aparece mais ou se ele vai sumindo mais ainda. Acredito que fique mais interessante, já que ele vai envelhecendo a cada livro (nisso sim há semelhança com Harry Potter).

Artemis Fowl foi lançado por aqui pela editora Record e tá numa média de R$30.

_________♥_____________♡________

Segue eu!

Facebook * Twitter * Instagram * YouTube

Meus livros!

Queria Tanto (primeiro livro, publicado em 2011)

Coisas não ditas (segundo livro, publicado em 2013)

1535031_10202135446521247_1053149576_n1

 

Deixe um comentário

