Oscar 2018

É uma tradição aqui no blog escrever sobre os filmes indicados ao Oscar. Porém, como há de se perceber, faz muito tempo que não escrevo nada aqui no blog. Portanto. em vez de falar sobre cada filme indicado, vou comentar quais são minhas apostas em cada categoria (as que eu tiver como inferir sobre), e mais tarde eu escrevo um pouquinho sobre cada filme. Então vamos lá, categoria por categoria.

Melhor Filme

__5a049e441623b-medium

Essa é a categoria-mór, a mais esperada da noite. São 9 filmes indicados (já se foi a época que eram só 5 filme nessa categoria), e eu só assisti a 5, mas, pra falar a verdade, acho que só tem 2 (talvez 3) verdadeiramente no páreo. Os filmes são:

  • A forma da água
  • Corra!
  • Dunkirk
  • Lady Bird
  • Me chame pelo seu nome
  • O destino de uma nação
  • The post
  • Trama Fantasma
  • Três anúncios para um crime

tres-anuncios

Se o Oscar dependesse da minha votação, ganharia Me chame pelo seu nome. Mas como não depende, eu tenho quase certeza que ganha A forma da água, que me deixaria bem feliz também, porque o filme maravilhoso. Só não dou certeza absoluta porque acho que talvez Três anúncios para um crime também pode ganhar, já que ele foi tão ovacionado no Globo de Ouro. O outro filme que acho que pode ser considerado também é Corra!, já que o Oscar anda combatendo preconceitos (ainda bem!), e o filme é realmente incrível! Tem gente falando de Dunkirk, por ser um filme bem ao estilo Oscar, de guerra e tal, mas não acho que leve a estatueta esse ano. Ainda bem. Esse é um filme que não tive a mínima vontade de assistir, chega de assistir americano vangloriando guerra.

corra-750x380

Melhor Diretor

5a56264525954c610f8b4758-750-562
Greta Gerwig.

A categoria de melhor diretor já está praticamente ganha pelo Guillermo Del Toro, né gente? Eu queria muito que a Greta Gerwig ganhasse. Ela seria a segunda diretora, nos 90 anos de premiação, a ganhar a categoria (a única ganhadora, até hoje, foi Kathryn Bigelow, por Guerra ao terror, e ela é somente a 5a mulher a ser indicada a categoria em toda história do Oscar! Tá achando que o Oscar é justo? Não é, não! Mas não acho que Greta vá ganhar, porque, como eu disse, a estatueta já está praticamente nas mão de Del Toro. Se eu acho que ele merece? Pra caramba! A forma da água é uma obra-prima, tecnicamente perfeito, um filmão, e ainda é superoriginal e crítico. Mas que eu queria que a Greta ganhasse, ah, eu queria!

cineasta_guillermo_del_toro116898
Guillermo Del Toro

Indicados:

  • Christopher Nolan (Dunkirk)
  • Greta Gerwig (Lady Bird)
  • Guillermo Del Toro (A forma da água)
  • Jordan Peele (Corra!)
  • Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma)

 

Melhor Roteiro Adaptado

Indicados:

  • A grande jogada (Aaron Sorkin)
  • Artista do desastre (Scott Neustadter e Michael H. Weber)
  • Logan (Scott Frank, James Mangold e Michael Green)
  • Me chame pelo seu nome (James Ivory)
  • Mudbound (Virgil Williams and Dee Rees)
James-Ivory_1616934c
James Ivory, o roteirista de Me chame pelo seu nome.

Nessa categoria, não preciso nem pensar duas vezes: Me chame pelo seu nome VAI ganhar. “Ai Livia, como você pode dizer isso, se você nem viu os outros filmes?”. É verdade, não vi. Aliás, assisti Logan, mas, né, o filme é bom e tal, mas nem se compara. Eu queria ter conseguido ver Mudbound, porque é o único que acho que pode conseguir se equiparar um pouco ao Call me by your nome (no original) em questão de roteiro. Mas tirando ele, não tem pra ninguém. É um roteiro muito bem construído, sem nada fora do lugar, com diálogos incríveis, silêncios no lugar certo, também uma obra-prima (mas sem ser filmão, ou seja, é um filme independente, simples, e completamente maravilhoso). Já ganhou. E se não ganhar, é roubo!

Melhor Roteiro Original

Nessa categoria, assisti a quase todos os filmes; só deixei escapar Doentes de amor. Mas os outros quatro eu assisti e vou te dizer que é uma das categorias mais difíceis de escolher um candidato. Olha quem tá no páreo:

  • A forma da água (Guillermo Del Toro)
  • Corra! (Jordan Peele)
  • Doentes de amor (Emily V. Gordon e Kumail Nanjiani)
  • Lady Bird (Greta Gerwig)
  • Três anúncios para um crime (Martin McDonagh)
jordan-peele
Jordan Peele, roteirista de Corra!.

Gente, se vocês viram esses filmes, vocês sabem que os roteiros são incríveis! Cada um de um jeito diferente, cada um de um estilo diferente, mas são todos igualmente bem construídos, assim como Me chame pelo seu nome. Eu, obviamente, mais uma vez, gostaria de ver a Greta vencedora, porque nunca se viu um filme sobre “coming of age” (algo como um adolescente virando um adulto) de uma mulher. Geralmente, nesses filmes, o personagem principal é sempre um garoto virando um homem. E, além disso, o roteiro é tão sutil, tão leve, e tão real e verdadeiro que já merecia o Oscar só por isso, por passar um período tão conturbado da vida de uma pessoa de uma maneira tão delicada. E cara, é o primeiro roteiro dela! Como ela conseguiu fazer um filme tão bom de primeira eu não sei! Mas, porém, contudo, não acho que ela ganhe. Eu tinha certeza que Guillermo Del Toro ia ganhar esse prêmio, até surgir a polêmica do plágio (o filho de um dramaturgo alega que a história do filme é copiada de uma peça de seu pai de 1969). Agora já não sei mais nada! Como os roteiros de Três anúncios para um crime e Corra! também são sensacionais, acho que qualquer um pode – e merece- levar esse prêmio.

image
Martin McDonagh, roteirista de Três anúncios para um crime.

Melhor Fotografia

Indicados:

  • A forma da água (Dan Laustsen)
  • Blade Runner 2049 (Roger Deakins)
  • Dunkirk (Hoyte van Hoytema)
  • Mudbound (Rachel Morrison)
  • O destino de uma nação (Bruno Delbonnel)

Essa é outra categoria que não posso dar muita sugestão, já que só assisti a um filme indicado (A forma da água). Porém, acho válido, muito válido, informar que essa é a PRIMEIRA VEZ que uma mulher é indicada ao prêmio de melhor fotografia. Você acha que é porque não existe mulheres fotógrafas boas? Não. É pelo simples de que não dão oportunidade e, quando dão oportunidade, a Academia opta por escolher o seu grupinho de sempre. Agora começamos a ver nas indicações um grupo mais heterogêneo porque, depois de anos e anos, resolveram modificar os membros da Academia, adicionando pessoas mais variadas e retirando do poder os mesmo homens brancos de sempre, que tinham, em sua maioria, o mesmo gosto para filmes (por que vocês acham que filmes de guerra e que exaltavam o poderio americano sempre ganhavam?). E, aos poucos, vamos vendo o resultado dessa mudança. E que isso vá se ampliando cada vez mais.

capa_mudbound-768x432
Rachel Morrison, fotógrafa de Mudbound.

Minha aposta? Ah, gente, não sou capaz de opinar (afinal, não posso opinar assistindo somente a um filme da categoria). Mas eu não ficaria triste se a Rachel ganhasse.

 

Como não quero fazer um post gigante (apesar de já estar), deixo para falar das categorias de melhor atriz/ator principal e coadjuvante em outro post. E também de outras categorias mais técnicas. Ah! Se você quiser que eu explique melhor alguma coisa relacionada ao Oscar, só me pedir. Mas também tenho alguns posts antigos que falam um pouquinho sobre o que é cada categoria, só clicar aqui.

Beijos e até a próxima!

Um comentário em “Oscar 2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s